quarta-feira, 18 de abril de 2012

Judô

Judô significa "Caminho da Suavidade".


Elementos técnicos:


1. Ukemis (quedas):


 - Mae Ukemi (para frente); - Ushiro Ukemi (para trás); - Yoko Ukemi (de lado).






2. Kumi-kata (pegada):


Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e no chitabaki (calça). Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.






3. Shintai: Deslocamento






4. Nage-Waza (Arremesso):


 - Ippon-seoi-nage (Mãos e braços): arremesso feio em pé, pelo ombro, conhecido como "bananinha" durante o processo pedagógico;
 - Ogoshi (Quadril): Conhecido pelos alunos como "chasão";
 - Osotogari (Pés/Pernas): Conhecido como "rasteira".






5. Ossae-Waza (Imobilização):

 - Honkezagatame: Conhecido como abração, é uma imobilização no chão;



6. Shime-Wasa (Estrangulamento):

 - Hadaka Jime: Conhecido como "mata-leão"



segunda-feira, 2 de abril de 2012

História do Judô

O esporte hoje conhecido como Judô, foi idealizado em 1882 por um jovem de 23 anos chamado JIGORO KANO, onde fundava o Instituto Kodokan.



Praticado no mundo todo por homens, mulheres, crianças, idosos, o Judô tem como filosofia integrar mente e corpo. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Segundo mestre Kano: "Arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". Para ele, para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano!



O Judô veio para o Brasil por volta de 1922 através de Eisei Maeda, que fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre.
Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.
O Judô hoje é um dos esportes que o Brasil mais possui medalhas em Olimpíadas...




REFERÊNCIAS:


Jogos de Oposição

Os Jogos de Oposição, segundo Jean-Claude Olivier, podem ser classificados como:

  • Jogos de rapidez e atenção;
  • Jogos de conquista de objetos;
  • Jogos de conquista de territórios;
  • Jogos para desequilibrar;
  • Jogos para reter, imobilizar, livrar-se;
  • Jogos para combater.
Os quais têm ações motoras específicas para:
  • Ataque: Agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar;
  • Defesa: Esquivar-se, resistir, livrar-se.
Exemplos de Jogos:


1.    Jogo de rapidez e de atenção:

Deverá ser formado um circulo em pé no tatame com todos os alunos, exceto um que permanecerá dentro do circulo. Será passada duas bola de tênis (sugestão) para dois indivíduos do circulo, o aluno que estiver no meio deverá executar a seguinte ação:
a)    Tentara pegar a bola do aluno que a possuir de todas as formas, exceto com golpes (tipo soco, mordidas). O aluno que tiver com a bola poderá tentar transferi-la para outro companheiro do circulo. Quem encostar as costas no chão primeiro perde. Vence quem permanecer em pé ou tiver a posse da bola.
Após o termino do contato, quem perdeu permanece no circulo e executa a mesma ação anteriormente citada.

2.    Jogo de conquista de objetos:

Futebol Americano:
A turma será dividida em dois grupos, ficando cada um em um canto do tatame, e um jogador será escolhido para cuidar da bola de seu time e leva-la até o outro lado como numa partida de futebol americano.
Os outros jogadores que estiverem sem a bola, deverão ajudar o companheiro a chegar ao lado adversário com a bola e também tentar evitar que a equipe adversaria chegue até o seu lado.
Essa movimentação só poderá ser realizada de joelhos, agachada ou arrastando, jamais em dois apoios (em pé).

3.    Jogo de conquista de território:

Em duplas, os alunos estarão no centro do tatame de joelhos e após sinal tentarão de alguma forma tirar o companheiro de dentro do tatame. Vence quem conseguir primeiro.

4.    Jogo para desiquilibrar:

Todos estarão dispostos no tatame, andando com apenas uma das pernas, tipo saci. Ao sinal, os alunos deverão tentar derrubar um colega (aleatório) tomando cuidado para não cair junto e nem ser derrubado.


5.    Jogo para reter, imobilizar e livrar-se:
Formam-se duplas, onde um ficará deitado em decúbito dorsal e o outro deitará por cima mais lateralmente e se deixará ser preso. Ao sinal, o jogador que estiver por baixo tentará manter o que estava inicialmente por cima na mesma posição o agarrando e bloqueando seus movimentos, evitando que este se livre ou contorne a situação.

6.    Jogo para combater:
Em duplas, os jogadores estarão em contato com o objetivo de fazer com que o adversário encoste as costas no tatame, devendo mantê-lo bloqueado (dominado).


REFERÊNCIAS:
OLIVIER, JEAN-CLAUDE. DAS BRIGAS AOS JOGOS COM REGRAS, 2000.