quinta-feira, 15 de março de 2012

Resenha: Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais


As lutas estão presentes nas mais variadas culturas, sendo utilizada com diferentes objetivos, dentre os quais se encontram a pratica religiosa, exercício físico e jogos.
A sua pratica dentro da Educação Física traz parcelas de tradição, cultura, filosofia, rituais, disciplina e por ter envolvimento direto com os movimentos corporais, o conhecimento de seus movimentos se faz importante para suprir várias necessidades e aumentar o acervo motor de seus praticantes.
Mariana Simões Pimentel Gomes cita em seu texto que “tenta-se classificar as lutas em função de uma serie de critérios como: os objetivos de um combate, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distancia entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento. Esses agrupamentos unem as lutas pelo que tem em comum, assim como as separam por suas diferenças”.
Para Espartero (1999), as Lutas podem ser categorizadas em:
·         Esporte de Luta com agarre, onde o agarre é uma ação básica que representa os objetivos comuns entre as modalidades, tais como a derrubada, as projeções e o controle no solo. Pode ser subdivida em decorrência da imposição inicial do agarre, como também pela finalidade “lutatória”: finalizar o combate ao projetar o opoente ao solo ou continuar a luta no solo após a projeção.

·         Esporte de Lutas com golpes, que é subdivida de acordo com o tipo de golpe: apenas com os punhos; apenas com as pernas, ou mãos e pernas conjuntamente.


·         Esporte de Luta com implemento, onde o objetivo é tocar o adversário com um implemento, como a espada, por exemplo.

Essa classificação é feita considerando-se uma serie de variantes, que acaba por dividir as modalidades em grupos e subgrupos a partir de suas diferenças. É uma divisão com base nas especificidades e não nos princípios comuns.
Henares (2000) divide as ações motoras de um combate em "derrubar o adversário", "golpear" e "tocar". O autor também expõe uma classificação onde se refere aos jogos de luta como as formas não esportivizadas de luta, já os esportes de lutas seriam as modalidades esportivizadas, reconhecidas por federações esportivas. 
Ainda no texto de Mariana Simões, ela cita que segundo Nakamoto e outros (2004) consideram Luta uma categoria de jogo, regida pela lógica da oposição que possui como características específicas o ataque e defesa de "alvos intrínsecos" (aos indivíduos) e a possibilidade de ataque simultâneo.
O Alvo dentro da Luta é definido como o objeto a ser atingido e/ou defendido (indivíduos), que pode ser tocado ou segurado.
A Meta é o objetivo que se busca ao atingir o alvo, que pode ser direta e indireta.
Quando a meta é indireta, a finalidade da luta pode ser segurar ou tocar o corpo do adversário (alvo) para pontuar ou terminar o combate. Se a meta é indireta, significa que as ações de tocar e segurar são um meio para finalizar o combate, seja através de uma prejeção, de uma exclusão ou de um Knock Out.


Os princípios Condicionais das Lutas são: Contatp Proposital, Fusão Ataque/Defesa, Imprevisibilidade, Oponente/Alvo e Regras.
As distâncias da Luta podem ser classificadas como: Curta, Média e Longa.




Referências:
GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Marcio Pereira; DUARTE, Edilson; ALMEIDA, José Júlio Gavião. Ensino das lutas: dos princípios condicionais nãos grupos situacionais. Movimento , Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, 2010.

2 comentários:

  1. Gostei muito da idéia de avaliação da disciplina! Parabéns!
    Abraços

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  2. Créditos à Professora Ketih Sato. Obrigada!

    http://www.blogger.com/profile/04609302513137569724

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