segunda-feira, 2 de abril de 2012

História do Judô

O esporte hoje conhecido como Judô, foi idealizado em 1882 por um jovem de 23 anos chamado JIGORO KANO, onde fundava o Instituto Kodokan.



Praticado no mundo todo por homens, mulheres, crianças, idosos, o Judô tem como filosofia integrar mente e corpo. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Segundo mestre Kano: "Arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". Para ele, para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano!



O Judô veio para o Brasil por volta de 1922 através de Eisei Maeda, que fez sua primeira apresentação no país em Porto Alegre.
Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.
O Judô hoje é um dos esportes que o Brasil mais possui medalhas em Olimpíadas...




REFERÊNCIAS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário